domingo, 28 de agosto de 2011

NOTA DE APOIO A GREVE DOS ESTUDANTES DA UFPR

NOTA DE APOIO A GREVE DOS ESTUDANTES DA UFPR

A conjuntura atual é de luta. Em todos os âmbitos da sociedade presenciamos processos de exaltação das contradições geradas pelo movimento de reprodução da sociedade, assentada sobre a lógica do capital, que é amplamente gerenciada pelos governos.

No Brasil vimos que a face mais perversa de um governo dito de esquerda começa a ser exposta. Dilma, dando continuidade às políticas de cunho neoliberal de FHC e Lula da Silva, nos primeiros meses de governo já anuncia um corte de R$ 50 Bilhões do orçamento público, comprometendo fortemente áreas sociais como saúde, transporte e educação que já vinham se encontrando em estado de precariedade. Paradoxalmente, o governo destina cerca de 49% do PIB brasileiro para o pagamento da dívida externa.

Dentro do ensino superior presenciamos, nos últimos anos, uma crescente ofensiva das políticas de desmonte do ensino superior público, encabeçado por organismos internacionais como Banco Mundial e FMI e que encontra espaço de inserção via políticas públicas. A atual reforma universitária, que acaba sendo aprovada através de um projeto fragmentado que inclui projetos como REUNI, PROUNI, LIT, PPP, ENADE e mais recentemente projetos em tramitação como o PL 1749 que privatiza os hospitais universitários e a aprovação da MP 525 que aprova a contratação de professores temporários, é uma forte ofensiva contra a universidade pública brasileira.

No bojo de tudo isso, começam a emergir lutas por todos os cantos do país, dando uma resposta efetiva de que os trabalhadores e estudantes não passarão por esse momento histórico com a cabeça baixa, mas se colocarão em luta, dia a dia, perspectivando uma nova sociedade, que rompa com o modo do capital organizar a vida.

Portanto, os estudantes tem papel fundamental nessa conjuntura. Há uma crescente necessidade de que lutemos por uma melhor formação, por mais verbas para a educação pública, contra as políticas neoliberais que adentram a universidade e por uma nova sociedade. Dentro disso, o Diretório Acadêmico do Centro da Educação Física e Desportos da UFSM – DACEFD, entende a total necessidade da luta estudantil que acontece na UFPR, se colocando como referência na luta estudantil num momento crucial da história, seguindo o rumo do movimento estudantil organizado, combativo e de luta.

ESTAMOS COM VOCÊS, COMPANHEIROS!

TODO APOIO A LUTA DOS ESTUDANTES DA UFPR!

EM DEFESA DA UNIVERSIDADE PÚBLICA, GRATUITA, DE QUALIDADE E SOCIALMENTE REFERENCIADA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário