terça-feira, 9 de junho de 2009

VITÓRIA - 8 DE JUNHO DE 2009 EDUCAÇÃO FÍSICA É UMA SÓ!!!!! \o/

Há mais de trinta anos o Movimento Estudantil de Educação Física vem debatendo sobre a formação na área e o que ela significa. Um acúmulo de anos que nunca será apagado da história e que avança muito para o debate sobre o que é a Educação Física.

O DACEFD, já existe há alguns anos, porém passou por um périodo sem gestões, e em 2006 foi reativado por um coletivo de 7 pessoas, a gestão "06/07 Instinto Coletivo", que já naquela época, vinha apontando os problemas que a fragmentação do curso de Educação Física aqui da UFSM em licenciatura e bacharelado vinha causando, sem deixar de relacionar com a realidade nacional que passa pelo mesmo problema. Essa articulação feita em espaços organizativos do Movimento Estuantil de Educação Física, representado por sua entidade máxima a ExNEEF (Executiva Nacional de Estudantes de Educação Física).

Durante esses últimos anos o DACEFD veio organizando espaços para se debater nossa formação, entre outros assuntos como a regulamentação da profissão, reforma universitária, esporte, etc.. Foram organizadas semanas acadêmicas, XV-EREEF-SUL (Encontro Regional de Estudantes de Educação Física), mesas de discussões, grupos de estudos, ESC (Espaço Sem Sensura), etc... E sempre pediu para que houvesse um espaço que proporcionasse um amplo debate e que foce democrático com todos os setores da comunidade acadêmica do CEFD/UFSM (Centro de Educação Física e Desportos da UFSM). Porém foi negado sempre pelas mãos daquel@s que possuem o poder dentro de nosso centro.

Foi nos últimos meses que essa luta se consolidou ainda mais com a mobilização de vári@s estudantes. No dia 13 de Maio aconteceria um Conselho de Centro (espaço de deliberação máxima do centro, porém antidemocrático, onde @s alun@s possuem apenas um voto, enquanto @s professor@s possuem cerca de 8) com oponto de pauta de reforma curricular, porém não podíamos deixar mais uma vez essa reforma passar por uma "manutenção de grade curricular", e sim pautar uma reestruturação, ou seja, mexer na estrutura do curso, que está fragmentado em duas partes, licenciatura e bacharelado. Três dias antes desse conselho nós fizemos místicas, poesias e cantamos no HALL do CEFD, para aglutinar a estudantada para essa luta, e no dia do Conselho, cerca de 60 estudantes entraram e mostraram a força que tem, e aí foi decidido que haveria um espaço de esclarecimento sobre leis e os problemas que essa divisão vem ocasionando.

Paramos o CEFD por três dias com a participação de professores que vieram esclarecer algumas questões legislativas, como se montar um currículo, o que a fragmentação do curso de Educação Física vinha ocasionando em cunho santamariense, regional e nacional, e como se apontar para um currículo de licenciatura de caráter ampliado. E algumas coisas forma esclarecidas como a atuação do licenciado nos demais campos de intervenção profissional e uma formação generalista que são garantidos por leis da LDB, do CNE e Constituição Federal, e também foi apontado que essa fragmentação vinha precarizando as condições de trabalho, desvalorizando a educação física,tanto dentro da escola quanto nos demais campos profissionais, essa divisão também priva os seres humanos de se apropriarem do conhecimento da Educação Física como um todo, além de retroceder no debate sobre o que é a educação física, fortalece a dicotomia entre corpo e mente, coloca ser social contra ser biológico (quando um não existe sem o outro), coloca estudantes contra estudante por área de atuação e trabalhador contra trabalhador (quando chegam ao mercado de trabalho e brigam pela vaga em um emprego) dificulatando tanto a organização estudantil quanto d@s trabalhador@s, além de outras barbáries que muitos não imaginam como poderia surgir de um ser humano. Isso tudo sempre foi apontado pelo Movimento Estudantil de Eduação Física em todo o Brasil, mesmo antes da fragmentação.

Ao final desses três dias, na plenária final, @s estudantes que participaram (esses três dias de discussão foram substitutivos a aula, e mesmo que não houvesse aula @s estudantes deveriam estar lá, pois decidiria o caminho de nossa formação, ou seja, de nossas vidas, então os que não foram ficaram a mercê das decisões da ampla maioria que foi, logo deveriam se sentir obrigados a estarem lá), os professores e funcionários que também participaram, apontaram que para a resolução dos problemas que foram apontados deveríamos optar por um curso só, e que a comissão que faria esse novo curso seria paritária.

Porém tudo o que foi decidido deveria ser legitimado no conselho de centro, que aconteceria nesse último 8 de Junho. Logo o DACEFD promoveu um almoço com o preço simbólico de um real para aglutinar a estudantada e subirem todos para o conselho. Os estudantes subiram em peso para a sala de Reuniões e lá aconteceu um fato histórico e de grande avanço para as lutas.

Nesse conselho foi legitimado a criação de um novo curso de Educação Física unificado, sem fragmentação alguma, e além de tudo mais um avanço foi legitimado, a comissão paritária para a construção desse novo curso, que ficou quatro professores, quatro alunos e um funcionário, cada um com seu respectivo suplente, e todos com voz e voto igual. Os funcionários decidiram que seria apenas um pois não há muitos quadros de funcionários no CEFD, o que demonstra o sucateamento e privatização das universidades públicas no Brasil, ao invés de contratar, pega serviços terceirizados.

Esse dia, 8 DE JUNHO DE 2009 fica como um marco na história e deve ser lembrado em todos os próximos anos, pois pela primeira vez @s estudantes construirão sua formação de forma paritária, o que é um avanço para o mundo inteiro!!!!

Tod@s que participaram dessa jornada de lutas pela reestruturação curricular nesses quase 4 anos aqui em Santa Maria, estão de parabéns e devem ser exemplos para aqueles que ficam a mercê das correntes que os prendem!

Uma vitória, mas a luta ainda não acabou, temos muito o que fazer ainda, um curso novo a construir, derrubar as diretrizes curriculares nacionais da educação física, derrubar um conselho federal de educação física que nos explora todos os dias, uma universidade pública, gratuita, laica e de qualidade a ser reinvidicada e consquistada, e uma sociedade mais justa e igualitária a ser construída!

QUEM SÃO VOCÊS?
SOMOS ESTUDANTES!!!! \o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/

Nenhum comentário:

Postar um comentário