quinta-feira, 14 de maio de 2009

Estudantes do CEFD Lutando pela Reestruturação Curricular!


Desde a década de 90 o Movimento Estudantil de Educação Física, representado por sua entidade máxima a ExNEEF (Executiva Nacional de Estudantes de Educação Física), vem debatendo a formação de professores de Educação Física e posiciona-se contrário a essas novas diretrizes curriculares que fragmentam o conhecimento da área, entre licenciatura e bacharelado. Essas foram implementadas de maneira antidemocrática e patrolada! No ano de 2oo4 foram aprovadas as novas diretrizes curriculares do curso de Educação Física!

O Diretório Acadêmico do Centro de Educação Física e Desportos , enquanto MEEF, também posiciona-se contrário a essas novas diretrizes, e mais específico na UFSM, contra o atual currículo do curso no Centro de Educação Física e Desportos.

Há cerca de três anos o DACEFD vem querendo debater e reestruturar o currículo, de uma forma democrática, onde tod@s possam ter voz e voto, e com uma discussão ampla! Porém, isso sempre foi negado pela maior parte d@s professor@s do centro, que, pela burocracia, e antidemocracia da estrutura universitária, em órgãos deliberativos, tem direito a maior número de votos que funcionários e estudantes JUNTOS!

@s estudantes cansados de serem tratad@s como objetos, se organizaram, a partir de sua entidade DACEFD, para fazer mobilizações e esclarecer tod@s! Nesses mais de três anos organizou semanas acadêmicas, mesas de debates, e o mais recente foi a organização do XV EREEF Sul (Encontro Regional de Estudantes de Educação Física)!


XV EREEF SUL

No dia 13 de Maio aconteceria um Conselho de Centro (espaço de deliberação máxima do centro, porém antidemocrático, onde @s alun@s possuem apenas um voto, enquanto @s professor@s possuem cerca de 8). O DACEFD começou a fazer mobilizações, fazendo passadas em salas de aula, e ao meio dia cantorias, leitura de poemas, místicas, etc. para aglutinar a estudantada para esse Conselho de Centro!


O Resultado foi cerca de 60 estudantes em marcha pelos corredores do Centro de Educação Física e Desportos com destino ao Conselho de Centro para reivindicar seu direito a uma formação humana ampliada que seja construída de maneira democrática e com um amplo debate!


http://www.youtube.com/watch?v=UqhrhZxHdn4



Como os antigos já diziam, "A UNIÃO FAZ A FORÇA"! Com @s estudantes em peso no Conselho, os professores recuaram a sua forma ofensiva, e foi deliberado espaços de discussões, onde todos possam dar suas opiniões para construirmos um currículo que atenda nossas demandas na formação!

Logo após o Conselho, a estudantada se reuniu no DACEFD e deliberou uma reunião para construirmos propostas de nomes para palestrantes, ações para pressionarmos com o propósito de que o processo de reestruturação curricular aconteça e também para debatermos a nossa proposta de currículo!

Ao final dessa reunião @s estudantes gritaram alto para ecoar nos corredores do CEFD quem somos nós:

"QUEM SÃO VOCÊS?
SOU ESTUDANTE!
NÃO ESCUTEI!
SOU ESTUDANTE!
MAIS UMA VEZ!
SOU ESTUDANTE!
SOU, SOU ESTUDANTE EU SOU,
EU QUERO ESTUDAR
E COM A FORMAÇÃO ASSIM NÃO DÁ
VAMOS A LUTA!!!!!!!"

Foi uma grande vitória de Tod@s @s estudantes do CEFD! Porém ainda não acabou! No dia 15 de Maio de 2009, acontecerá a reunião d@s estudantes para tirarem ações, às 14:00hs no DACEFD! Logo, Chamamos tod@s Estudantes para participarem desse processo e avançarmos na luta pela nossa formação de qualidade, e deixarmos de ser tratados como obejtos pelos outros, e sermos SUJEITOS desse processo!!!! \o/\o/

2 comentários:

  1. Muito bom o trabalho de vcs, são um exemplo para uma educação física consciente e combativa.
    Elogio especial para a poesia que o companheiro Gui fez. http://nictofobica.blogspot.com/2009/05/poesia-da-separacao.html

    Parabéns pela luta!

    ResponderExcluir