quarta-feira, 13 de abril de 2011

Carta do Diretório Acadêmico do Centro de Educação Física e Desportos frente ao processo de eleições para DCE I/2011

Carta do Diretório Acadêmico do Centro de Educação Física e Desportos frente ao processo de eleições para DCE I/2011

Historicamente o coletivo estudantil que compõe o Diretório Acadêmico do Centro de Educação Física e Desportos da UFSM, entidade representativa de todos os estudantes de Educação Física do CEFD constrói desde o ano de 2006 o movimento estudantil de luta e combativo e sempre compôs chapas articuladas por grupos de esquerda que se posicionam a favor de outro projeto de formação, de universidade e sociedade diferente do que está posto de forma hegemônica atualmente.
Sendo assim, este coletivo vem se posicionar publicamente a todos aqueles que vêm contribuindo e apoiando a luta estudantil no CEFD, frente ao atual processo de disputa eleitoral para o Diretório Central dos Estudantes.
Hoje, vivenciamos uma contra-Reforma Universitária colocada em prática pelo governo do PT e apoiada pela União Nacional dos Estudantes (UNE). Tal contra-reforma, constituída de forma antidemocrática a partir da implementação esfacelada, mas articulada de projetos de lei e medidas provisórias que aprovaram o REUNI, as Fundações ditas de Apoio, as Parcerias Público Privadas e a Lei de Inovação Tecnológica, prevê o enquadramento do Ensino Superior Público a concepção empresarial e privatizante do Banco Mundial e do FMI para a educação na América Latina. Todos estes ataques, entre eles a MP 520 e 525, o corte de 50 Bilhões do Orçamento, a redução de gastos em 50% em passagens e 10 % de materiais das universidades ferem o principio da autonomia universitária, da indissociabilidade entre ensino-pesquisa-extensão e do papel social da universidade pública, levando-a a sua conseqüente destruição, como já viemos percebendo no inchaço nos RU´s, na falta de materiais didático-pedagógicos, de professores qualificados e de assistência estudantil. É por isso, que nos colocamos contrários a contra- Reforma Universitária do governo Lula/PT e defendemos a Universidade Pública, Gratuita, de Qualidade, financiada pelo Estado e produtora de forma autônoma do conhecimento criativo e crítico referenciado socialmente.
É imprescindível, frente a este panorama aterrorizante para o Ensino Superior brasileiro explicitar o papel, contrário ao interesses dos estudantes, que a UNE tem e teve neste processo ao defender a contra- Reforma Universitária protagonizada pelo governo Lula. Não fez o enfrentamento ao caráter privatizante da mesma, muitas vezes atrelou-se a reitorias para barrar as reivindicações dos setores combativos do movimento estudantil. Tal atitude tomada por essa histórica entidade que se colocou na luta contra a repressão ditatorial no Brasil, e que hoje é defendida pela atual gestão do DCE (Avante! e a atual chapa Em Frente) não representa a forma democrática e autônoma que entendemos deva ter os espaços de auto-organização estudantil. É por isso que em 2008, após diversas discussões a nível nacional, enquanto ExNEEF rompemos com a UNE, não a considerando uma entidade capaz de ser disputável ou de fazer o enfrentamento aos ataques colocados.
Por conseqüência desta análise sintetizada acima e considerando que atualmente a conjuntura do Movimento Estudantil de Santa Maria não se colocou favorável a construção de uma chapa com os amplos setores que, apesar das divergências, constroem o Movimento Estudantil de Luta e Combativo na UFSM, impossibilitando o debate amplo e democrático em torno da construção das propostas de chapa, o coletivo que hoje se coloca a frente do DACEFD, não irá compor nenhuma das três chapas das eleições do DCE.
Priorizaremos assim, a construção de espaços do Movimento Estudantil de Educação Física, não sendo neutros ao processo eleitoral, e lutando pela construção de um movimento estudantil de luta, autônomo e combativo e em defesa da Universidade 100% Pública, Gratuita, Estatal, de Qualidade, Autônoma e produtora do conhecimento socialmente referenciado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário