quarta-feira, 11 de maio de 2011

Plebiscito Nacional pela Formação Unificada

Nos dias 11 e 12 de Maio ocorrerá o Plebiscito Nacional pela Formação Unificada Já! No CEFD. Esta iniciativa foi pensada pela Executiva Nacional dos Estudantes de Educação Física (ExNEEF) como forma de demonstrarmos o posicionamento dos estudantes de Educação. Física a nível nacional. Compreendemos que a Educação Física tem como principal caracterização a Prática Pedagógica para com os elementos da área. Ou seja, somos e seremos professores e dessa forma, podemos atuar pedagogicamente em qualquer âmbito de atuação profissional. Assim, nos colocamos contrários a atual divisão curricular que as Diretrizes Curriculares nos impõem, que descaracterizam o que vem a ser a Educação Física e fragmenta os conhecimentos da área em Licenciatura, Bacharelado e Tecnólogos/Ciências Sociais e Ciências Naturais impossibilitando uma formação sólida e que permita aos estudantes a compreensão e também a transformação da realidade social a partir do uso dos conhecimentos científicos. Assim, defendemos como proposta de formação a Licenciatura Ampliada.

Esta divisão é defendida pelo Sistema CONFEF/CREF, o mesmo que cria para seus interesses meramente financeiros o dia 1º de Setembro como sendo o dia do profissional de educação física. Esta criação enfadonha deslegitima a prática pedagógica como sendo definidora característica da educação física e acaba por gerar uma dicotomia entre profissional e professor, legitimando a necessidade do sistema CONFEF/CREF em existir para continuar explorando a categoria da Educação Física, cobrando taxas abusivas dos trabalhadores da área e precarizando nossa formação e atuação no Mundo do Trabalho. Colocamo-nos contrários a este setor corporativista da educação física por entendermos que estes são os principais exploradores dos trabalhadores da área da Educação Física.

Diversas faculdades de Educação Física no país estarão realizando o plebiscito organizando as urnas no dia de votação. Assim, para avançarmos na luta contra a divisão do nosso curso e a fragmentação do conhecimento em nossa área chamamos todos os estudantes e trabalhadores de Educação Física do país a votar!

Passe em uma urna, peça a cédula e Participe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário