sábado, 6 de agosto de 2011

Nota de apoio à luta no CEFD/UFSM

Nota de apoio à luta no CEFD/UFSM

Há mais de 4 anos atrás, a partir da fragmentação dos cursos, inicia-se no CEFD uma longa e difícil luta, em defesa de outra formação em educação física que realmente atenda aos interesses dos estudantes e coloque a educação física em outro patamar de formação e produção do conhecimento a favor da superação da contraditória realidade brasileira.

Nesse sentido e, entendendo que a formação expressa em si a disputa por projetos antagônicos de educação, homem e sociedade, o coletivo à frente do diretório acadêmico do CEFD/UFSM se coloca desde então em defesa de um desses projetos: a defesa da Licenciatura Ampliada, enquanto proposta de formação integral e emancipatória que vise superar a fragmentação do conhecimento, da formação e dos estudantes e trabalhadores da Educação Física .

Entretanto, após esse longo embate, e com a aprovação da formação unificada em 2011 em Santa Maria aos moldes da Licenciatura Ampliada construída por uma Comissão Paritária conquistada em 2009, a ala conservadora da Educação Física do CEFD, não tarda a se contrapor ao processo, objetivando reverter essa conquista dos estudantes a nível nacional, utilizando-se de todo o aparato burocrático da universidade na tentativa de tomarem tempo para executarem o golpe que já está arquitetado. O CEFD se encontra em momento crucial da luta dos estudantes de Educação Física em Santa Maria e a Ata do Conselho necessita ser aprovada.

Nesse sentido, os Diretórios Acadêmicos, coletivos, entidades e demais grupos organizados abaixo-assinados vêm tornar público o apoio à luta pela Licenciatura Ampliada no CEFD, defendendo a aprovação da ata do Conselho de Centro do dia 06 de Maio de 2011 e situando que essa aprovação tem influenciado a Educação física nacionalmente.

Chamamos a todos a fazerem parte e se sentirem sujeitos desse processo que tem ocorrido em Santa Maria, para que no ano do XXXII Encontro Nacional de estudantes de educação física consigamos expandir mais e mais a palavra de ordem, de que a “Educação Física é uma só! Formação Unificada JÁ!”


Executiva Nacional de Estudantes de Educação Física

Nenhum comentário:

Postar um comentário