quinta-feira, 30 de junho de 2011

Nota de Apoio a Greve dos Servidores Técnico-Administrativos da UFSM

Nota de Apoio a Greve dos Servidores Técnico-Administrativos da UFSM



A educação pública no Brasil vem passando nos últimos anos por um processo constante de precarização e privatização, o qual vem tornando-a não mais um direito social historicamente conquistado pela luta dos trabalhadores, mas sim um bem de serviço que pode ser comercializado de acordo com os interesses das classes dominantes e dos tubarões do ensino.


No contexto da universidade essa lógica não vem a ser diferente. Desde o ano de 2007 o governo do Partido dos Trabalhadores vem propagandeando um processo de democratização do ensino superior através do programa REUNI. Tal programa fere a autonomia das universidades ao determinar um aumento substancial das vagas nas universidades federais articulado com um plano de metas de aprovação, porém sem ampliação de contratação de professores, servidores técnico-administrativos e orçamento.

Como o plano de metas é praticamente impossível de ser seguido, e a avaliação através do SINAES/ENADE é de caráter meritocrático e punitivo no que diz respeito ao ranqueamento e financiamento das IFEs, a alternativa colocada em curso para esta contra-reforma universitária vêm sendo a constante abertura dos espaços da universidade para a privatização e terceirização.


Assim, é que no último período, conjuntamente com o corte orçamentário de 50 bilhões para gastos sociais, dos quais 3,1 bi são da educação, o governo Dilma vem defendendo a privatização dos HUs através da MP 520, a não contratação durante dois anos de professores efetivos através da MP 525, assim como congelamento de salários dos servidores federais. Além disso, vem descumprindo todos os acordos, firmados através de muita luta, com os servidores técnico-administrativos em educação em relação ao seu plano de carreira.

Sendo assim, por entendermos que a educação pública é uma necessidade social conquistada enquanto direito através das lutas dos trabalhadores, é que o Diretório Acadêmico do Centro de Educação Física e Desportos da UFSM (DACEFD) vem por meio de este declarar todo seu apoio a greve dos servidores técnico-administrativos, organizados através da ASSUFSM e defender juntamente a eles a necessidade de uma universidade pública, gratuita, de qualidade, produtora de conhecimento crítico e socialmente referenciado construída de forma democrática entre estudantes, servidores e professores.


Todo o apoio a greve dos servidores técnico-administrativos e seu conjunto de reivindicações! Contra a Reforma Universitária de Lula/Dilma/PT! Em defesa de uma universidade a serviço da luta dos trabalhadores!

Força na Luta! A Luta é pra Vencer!


DACEFD “Gestão Todos Somos um”

Nenhum comentário:

Postar um comentário