quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Nota Pública a Comunidade Acadêmica do Centro de Educação Física e Desportos – DACEFD/UFSM

Nota Pública a Comunidade Acadêmica do Centro de Educação Física e Desportos – DACEFD/UFSM

O DACEFD parabeniza todos os professores, funcionários e estudantes pela abertura do curso de mestrado em Educação Física no CEFD. Na certeza de que não foi uma tarefa fácil, ressaltamos o empenho e trabalho de todos que foram protagonistas nesse processo que dá ao CEFD/UFSM uma nova tarefa dentro da Educação Física brasileira.

A atual conjuntura política e econômica, que sob os auspícios de fortes ajustes fiscais e redução dos gastos sociais pelo estado, traz a tona uma contra reforma universitária que vem colocando em relevo, no cenário do ensino superior nacional, o aumento triunfante de centros universitários, faculdades e instituições públicas de direito privado que transformam o ensino superior em um mercado educacional. Em detrimento disso, a universidade pública sofre cada vez mais com os freqüentes ataques ao seu financiamento, retirando sua autonomia didático-científica e colocando-a sob uma lógica empresarial. Além disso, a produção de conhecimento socialmente referendado perde cada vez mais espaço frente a produção de conhecimento pautada sob demandas econômicas.

As conquistas educacionais, embora preservadas constitucionalmente, como por exemplo, a garantia da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão assegurada pelo artigo 207 da constituição federal de 1988, são desrespeitadas por grupos totalitários e antidemocráticos que formulam a política educacional brasileira. Seja transformando as universidades em uma rede desarticulada de cursos superiores que atuam exclusiva e somente com o ensino, seja através de mecanismos de adoção da lógica privatista como condição para o fomento de pesquisas, diversos são os mecanismos que impedem a articulação do tripé básico que caracteriza a universidade.

Dentro desse contexto de ataques neoliberais, é grande o mérito da luta de todos os setores do CEFD que novamente o colocam no rumo da produção de conhecimento com respaldo social com financiamento público e a defesa do acesso aos bens culturais pelos setores historicamente explorados.

Santa Maria, Janeiro de 2012

Um comentário: