quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Carta da XI Semana Acadêmica – O CEFD em Questão: O estudante pensando os rumos da universidade e da formação.



Carta da XI Semana Acadêmica – O CEFD em Questão: O estudante pensando os rumos da universidade e da formação.

Nós estudantes de Educação Física reunidos na XI Semana Acadêmica do CEFD debatemos durante os dias 26 a 29 de novembro de 2012 temas referentes às principais problemáticas apontadas pelos estudantes: a Formação e a Universidade tendo como foco principal o Centro de Educação Física e Desportos.
Durante esses quatro dias de intensos debates, um dos eixos centrais de discussão foi à contrarreforma universitária do governo Lula/Dilma/PT/BM que tendo como um de seus principais programas o REUNI aprovado em 2007, foi apontado como uma politica falha de expansão ao provocar um “inchaço” da universidade. Tudo isso sem garantir a qualidade do ensino, pesquisa e extensão levando a precarização do ensino superior publico e sua privatização.
No contexto do CEFD, estamos vendo o aumento de vagas e a criação de um novo curso de dança, mantendo – se as precárias condições já existentes no centro.
Além disso, os debates apontaram o que vem sendo as consequências da fragmentação da formação em educação física, que além de colocar estudante contra estudante traz sérios problemas tanto para os cursos de bacharelado quanto licenciatura.
Diante de tudo isso trazemos à tona todos os apontamentos feitos por nós estudantes do CEFD, buscando com isso a partir de uma luta coletiva superar todas as limitações expostas nos debates.
São elas:

·      * Problemas estruturais básicos como falta de papel higiênico, sabonete, papel toalha, chuveiros nos banheiros e apenas um bebedouro para todo o CEFD;
·      * Má organização dos horários de aula, carga horária “inchada” impossibilitando a pesquisa, extensão e trabalho dos acadêmicos;
·       * Professores que não cumprem com suas funções docentes;
·       * Disciplinas que não se justificam enquanto obrigatórias e disciplinas repetidas no currículo;
·       * Falta de acessibilidade no CEFD para estudantes com necessidades especiais;
·       * Falta de atendimento medico aos estudantes que se lesionam durante as aulas;
·       * Goteiras no ginásio, academia, salas de aula e corredores;
·       *  Falta de manutenção dos espaços do CEFD, como a quadra de areia e o campo de futebol sete;
·   * Precarização dos materiais didáticos como os de atletismo, ginastica, natação e na maioria das disciplinas práticas;
·       * Falta de planejamento e compromisso com as aulas por parte dos professores;
·   * Falta de horários para os estudantes utilizarem de forma gratuita os espaços do ginásio, piscina e academia;
·      * Falta de disciplinas para os dois cursos que são necessárias para uma formação de qualidade;
·      * Falta de incentivo e participação dos professores nos espaços de debates coletivos;
·      * Falta de prestação de contas do CEFD e ADUFSM. Transparência dos gastos;
·      * Precarização do trabalho dos professores e substituição por mestrandos e/ou professores substitutos;
·      * Secundarização da graduação em detrimento da Pós - Graduação;
·      *  Falta de Democracia nas decisões e nos espaços deliberativos;
·     *  Falta de comprometimento dos gestores (direção/coordenação) do CEFD, não dando prosseguimento aos encaminhamentos do CEFD;
·      *  Atraso no inicio das obras do prédio da dança;
·      *  Constantes quedas de luz e falta de água;
·      *  Má qualidade no acesso a internet do CEFD;
·  * Mau funcionamento das tecnologias utilizadas em sala de aula (Datashow, ar condicionado e computadores);
·      *  Falta de articulação entre os grupos de pesquisas, a graduação e os projetos de extensão;
·      *  Criminalização do Movimento Estudantil no CEFD.

Diante do exposto, tendo em vista que são problemas recorrentes já sendo observados pelo conjunto de estudantes, exigimos da direção do CEFD, representado nas figuras dos professores Marco Aurélio de Figueiredo Acosta e Rosalvo Luiz Sawitzki, respostas concretas de encaminhamento dos problemas encontrados. Reivindicamos como prazo de resposta o último dia anterior ao recesso de final de ano (21 de dezembro).

Coletivo de Estudantes do CEFD/UFSM
XI Semana Acadêmica
Novembro de 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário